Moderação Alimentar
A Moderação Alimentar é um termo que vem sendo bastante utilizado na ciência da nutrição quando o tema é alimentação saudável. Há muito tempo diversas populações (consideradas magras) tem o costume da Moderação.
Nos últimos séculos, o corpo humano que foi feito para atividades de grande gasto energético (caçar, plantar, colher, correr, etc) vem passando por um processo de "adaptação" à cultura ocidental. As pessoas passaram a querer se sentir sem fome (cheios) ao invés de se sentirem alimentadas (satisfeitas).
Esse processo acaba levando a alteções fisiológicas (alargamento gástrico) e metabológicas (maior acúmulo de gordura, menos dispêndio energético, etc) que estão entre as causas das epidemias de diabetes, hipertensão e obesidade que se espalham pelo mundo todo.
E no que consiste o processo de moderação? Coniste no uso consciente dos alimentos. Consiste quem fazer das refeições momentos agradáveis para nutrir o corpo e a alma. Antes de nos sentirmos "cheios" já paramos de sentir "fome", então, de acordo com a Teoria da Moderação Alimentar devemos comer menos do que 100% da nossa saciedade.
Algumas culturas limitam essa quantidade a 80%, outras a 75% e outras a 2/3 daquilo que você podería comer. Mas esses valores não podem ser generalizados. Cada individualidade bioquímica demanda quantidades energéticas e nutricionais diferenciadas, o que torna você o responsável por achar seu ponto de equilíbrio.
Pense nisso. Cuide da sua saúde!